estacao telegrafica_joinville_acervo fatima hofmann_imagem de capa
Histórias vividas, histórias contadas

Conheça

Maria Cristina Dias é jornalista, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), pós-graduada em Marketing e Comunicação pela FGV/Sociesc e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Univille/Joinville. Como jornalista, desenvolve um trabalho contínuo de resgate da Memória de Joinville a partir de entrevistas e pesquisas em fontes primárias, como documentos e periódicos da cidade. É membro da Academia Joinvilense de Letras.

É assessora de Comunicação da EDM Logos Comunicação Corporativa. Ao longo de seis anos escreveu semanalmente para a editoria de “Memória”, do jornal Notícias do Dia/Joinville. em 2015 e 2016 teve participação especial no programa “Cidade em Ação”, com o jornalista João Francisco da Silva, na TV da Cidade. Foi coordenadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville, em 2015.

É autora do livro “Se essas paredes falassem… – Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville” (2011) e coautora dos livros “Henrique Loyola – Colecionador de Desafios” (2012) e “Uma Década de Evolução do Mercado Imobiliário – Núcleo das Imobiliárias da Acij” (2013). É produtora e editora das revistas biográficas “Dirce – 80 Anos” (2015), “O corpo que flui… e dança” (2016) e “Minha Infância durante a 2ª Guerra Mundial – Helga de Loyola” (2016).

Há 20 anos atua como repórter e editora, e em projetos especiais na imprensa catarinense, com passagem pelos principais jornais diários do Estado, como Notícias do Dia, A Notícia e Diário Catarinense.

Coordenou a assessoria de imprensa do Festival de Dança de Joinville em 2007 e 2008. Desenvolveu ação continuada de assessoria de imprensa para projetos e instituições culturais, como a AMA Cia de Dança, Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento e Saraus Brasileiros; e atuou como assessora de imprensa da consultoria LiseChaves pessoas, estratégias e resultados, focada em Gestão de Pessoas.

Tem como hobbies a fotografia e a observação de aves.