As histórias de São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Araquari, São Bento do Sul e Campo Alegre se entrelaçam com as de Joinville ao longo dos séculos 19 e 20. Criado como Colônia Dona Francisca, um empreendimento comercial privado estabelecido nas áreas comercializadas pelos príncipes de Joinville com a Sociedade Colonizadora de Hamburgo, o lugarejo estava localizado em uma área vinculada a São Francisco do Sul e passou a ser oficialmente distrito a partir de 1858. E a partir daí, teve sua formação administrativa ligada a de outras localidades, que viriam a se tornar os municípios que conhecemos hoje, no Vale do Itapocu e no Planalto Norte.
Em seu banco de dados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se pauta em informações da Prefeitura de Joinville para resumir de forma didática a formação administrativa de Joinville, que se confunde com a dos municípios da região.
Confira a formação administrativa
- Distrito criado com a denominação de Joinville, pela Lei Provincial n.º 452, de 08-04-1858, subordinado ao município de São Francisco.
- Elevado à categoria de Vila com a denominação de Joinville, pela Lei Provincial n.º 566, de 15-03-1866, desmembrado de São Francisco. Sede na Vila de Joinville. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-01-1869.
- Elevado à condição de cidade, pela Lei Provincial n.º 842, de 03-05-1877.
- Pela Lei Municipal n.º 7, de 25-08-1895, é criado o distrito de Jaraguá e anexado ao município de Joinville.
- Pela Lei Municipal n.º 124, de 07-06-1907, é criado o distrito de Hansa e anexado ao município de Joinville.
- Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Joinville, Jaraguá e Hansa.
- Pela Lei Municipal n.º 281, de 02-06-1919, é criado o distrito de Bananal e anexado ao município de Joinville.
- Pela Lei Municipal n.º 309, de 23-02-1922, é criado o distrito de Corveta e anexado ao município de Joinville.
- Pelo Decreto Estadual n.º 439, de 11-11-1933, é criado o distrito de Pedreira e anexado ao município de Joinville.
- Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 6 distritos: Joinville, Jaraguá, Hansa, Bananal, Corveta e Pedreira.
- Pelo Decreto n.º 565, de 26-03-1934, são desmembrados do município de Joinville os distritos de Jaraguá e Hansa para formar o novo município de Jaraguá.
- Em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Joinville, Bananal, Corveta e Pedreira.
- Pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943, o distrito de Bananal passou a denominar-se Guaramirim e o distrito de Pedreira a denominar-se Pirabeiraba. A mesma lei extinguiu o distrito de Corveta, sendo seu território anexado ao município de Araguari.
- No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Joinville, Guaramirim (ex-Bananal) e Pirabeiraba (ex-Pedreira).
- Pela Lei Estadual n.º 247, de 30-12-1948, desmembra do município de Joinville o distrito de Guaramirim para formar o novo município de Massaranduba (ex-Itoupava).
A foto que ilustra este texto é de Joinville em 1928 e mostra um trecho da rua 7 de setembro. Crédito: Arquivo Histórico de Joinville
Gostou do texto? Caso queira compartilhá-lo, lembre-se sempre de citar a fonte e dar o crédito ao autor: Maria Cristina Dias.
Excelente seu artigo. Estou há 48 anos em Joinville e não conhecia sua origem como cidade. Vou divulgar. “ Conheça o passado p analisar o presente e escrever o futuro “ . Esta frase está há décadas na minha memória mas não lembro do autor. Muito obrigada!
Eu que agradeço! A gente ouve muito falar da Colônia Dona Francisca, do dote da princesa… mas não sabe exatamente como essa história deu origem a Joinville e aos municípios vizinhos. Não conheço a frase que a senhora citou, mas ela é muito pertinente. Confúcio tem uma que também é bem emblemática: “Se queres prever o futuro, estuda o passado”. Abs
Muitíssimo interessante e curioso. Vou repassar essas informações para meu filho que está no primeiro ano do ensino médio
Muito obrigada, Mauro. Conhecer o lugar em que a gente vive é fundamental para entendermos como ele chegou a ser o que é hoje – e para pensarmos no que queremos para o futuro. Abs
Eu gosto muito de ler sobre estes assuntos. A história nos permite entender por quês, conhecer melhor o desenvolvimento da regiāo e o seu dinamismo a interdependência evolutiva.
Obs: esta escrito araguari com g. Nāo é com q? Araquari?
Ops. É Araquari, sim. Grata pela observação, vou corrigir. Grande abraço
Me mande informações sobre família Liebl
Preciso de informações sobre a família com sobrenome LIEBL que vieram estabelecer residência em São Bento do Sul-SC
Me mande informações sobre família Stüber que vieram para São Bento do Sul-SC
Olá sr Valdir. Lamento não poder ajudá-lo, mas não tenho informações sobre as famílias Liebl e Stüber. Sugiro que pesquise no Arquivo Histórico de São Bento do Sul. Att
Parabéns pelo texto.
Muito obrigada. Convido você a se cadastrar no site para receber estes posts em primeira mão, diretor no seu e-mail. Abs
Gostei muito! Didático, enxuto e esclarecedor! Relembrei de alguns e conheci outros… Maria Cristina, minha família a considera muito. Agora eu também entro para o rol de seus admiradores! Um abraço fraterno e meu agradecimento!
Muito obrigada, Maria Lucia. Conheço vários integrantes de sua família,tenho muito carinho por eles e fico feliz de você estar aqui também. Grande abraço
CORRIGENDA: Relembrei de alguns DADOS…